sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto Fazendo Minha Historia







Possui Parceria com Aldeias Infantis SOS Brasil desde Maio de 2012, o Fazendo Minha História oferece meios de expressão para que cada criança ou adolescente que está em um serviço de acolhimento conheça e se aproprie de sua história passada e presente. Iniciou seu trabalho em decorrência da percepção da necessidade de registrar as histórias de vida das crianças e adolescentes, que muitas vezes se perdem no dia-dia das instituições.
Através da mediação de leitura, de brincadeiras e outras atividades lúdicas busca-se despertar na criança ou adolescente o prazer pela leitura e pelo mundo das histórias. A partir disso, são incentivados a serem os autores de suas próprias histórias, construindo um álbum de suas trajetórias de vida. Tudo é feitoem parceria com colaboradores, que podem ser profissionais do próprio abrigo ou voluntários. A dupla criança-adulto se encontra semanalmente, por uma hora, durante um ano, em média, para ler histórias e construir o álbum a partir de relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de sua vida. Este álbum pertence à criança ou adolescente e irá acompanhá-la por onde for.




quinta-feira, 9 de maio de 2013

FEI AÇÃO SOCIAL














Neste último dia 4 de Maio as crianças e adolescentes  da Unidade  São Bernardo do Campo receberam uma visita especial, alunos da FEI  promoveram diversas atividades frisando a importância da preservação do Meio Ambiente (com a dinâmica do caça tesouro),  enfatizaram a importância  da reciclagem e como deve ser realizado a separação do lixo, logo após as atividades desfrutaram de um delicioso lanche, regado de doces e guloseimas. Fazendo assim a alegria de nossas crianças e adolescentes.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Início da Aldeias Infantis SOS Unidade SBC











As Aldeias Infantis SOS – Brasil foi inaugurado no município de São Bernardo do Campo em 22 de agosto de 1971, com o ato simbólico da colocação da pedra fundamental. A partir desse marco histórico se iniciou a construção de 12 casas lares para acolher até 90 crianças e adolescentes.
Em 2000 foi inaugurado o Centro Cultural trazendo atividades culturais para nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Com a inauguração desse centro cultural e por se tratar do único equipamento cultural há época, despertou o interesse da comunidade local em participar das atividades realizadas dentro do condomínio.
Em 2003 para estarmos mais próximo dos equipamentos sociais oferecidos pelo município de São Bernardo duas casas lares saíram do condomínio das aldeias infantis, para residirem nas comunidades do município. Já em 2008, as demais casas lares também saíram do condomínio das aldeias infantis totalizando cinco casas lares.
Após a saída do Programa de Acolhimento para residir nas comunidades do município de São Bernardo do Campo as atividades realizadas no centro social passaram a atender exclusivamente crianças, adolescentes e suas famílias, moradores do entorno do Centro Social, com atividades de contra turno escolar e Creche, por meio do Programa de Fortalecimento.
Desde a inauguração das Aldeias Infantis SOS – Brasil em São Bernardo do Campo passaram por nossos programas cerca de 5000 crianças, adolescentes e suas famílias.