segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Fortalecimento Familiar e Comunitário no Pós Balsa - Centro Social



"Trabalhando a autonomia de mulheres residente na região do pós balsa efetivamos o projeto de panificação com o proposito de geração de renda e exercitar o protagonismo de todas as envolvidas"


Em 18 de Julho recebemos a visita de duas representantes da MetLife Foundation, conheceram nossos dois serviços, foram até a Casa Lar e até o Centro Social no Pós Balsa - Tatetos, onde puderam experimentar os deliciosos pães produzidos pelas participantes do Projeto de Panificação. As visitantes se encantaram com o  carinho e empolgação das mulheres na fabricação dos pães.  A Padaria visa realizar sonhos e fortalecer a região.









Noite da Pizza

Dia 22 de julho foi oferecido pelos nossos parceiros da Original Pizzaria a Noite da Pizza, onde nossas crianças,  adolescentes e suas cuidadoras, partilharam de um momento de muita diversão e alegria, comendo uma deliciosa pizza de cone com refrigerante. Todos aprovaram e pediram BISSS!!!
 
 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto Fazendo Minha Historia







Possui Parceria com Aldeias Infantis SOS Brasil desde Maio de 2012, o Fazendo Minha História oferece meios de expressão para que cada criança ou adolescente que está em um serviço de acolhimento conheça e se aproprie de sua história passada e presente. Iniciou seu trabalho em decorrência da percepção da necessidade de registrar as histórias de vida das crianças e adolescentes, que muitas vezes se perdem no dia-dia das instituições.
Através da mediação de leitura, de brincadeiras e outras atividades lúdicas busca-se despertar na criança ou adolescente o prazer pela leitura e pelo mundo das histórias. A partir disso, são incentivados a serem os autores de suas próprias histórias, construindo um álbum de suas trajetórias de vida. Tudo é feitoem parceria com colaboradores, que podem ser profissionais do próprio abrigo ou voluntários. A dupla criança-adulto se encontra semanalmente, por uma hora, durante um ano, em média, para ler histórias e construir o álbum a partir de relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de sua vida. Este álbum pertence à criança ou adolescente e irá acompanhá-la por onde for.




quinta-feira, 9 de maio de 2013

FEI AÇÃO SOCIAL














Neste último dia 4 de Maio as crianças e adolescentes  da Unidade  São Bernardo do Campo receberam uma visita especial, alunos da FEI  promoveram diversas atividades frisando a importância da preservação do Meio Ambiente (com a dinâmica do caça tesouro),  enfatizaram a importância  da reciclagem e como deve ser realizado a separação do lixo, logo após as atividades desfrutaram de um delicioso lanche, regado de doces e guloseimas. Fazendo assim a alegria de nossas crianças e adolescentes.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Início da Aldeias Infantis SOS Unidade SBC











As Aldeias Infantis SOS – Brasil foi inaugurado no município de São Bernardo do Campo em 22 de agosto de 1971, com o ato simbólico da colocação da pedra fundamental. A partir desse marco histórico se iniciou a construção de 12 casas lares para acolher até 90 crianças e adolescentes.
Em 2000 foi inaugurado o Centro Cultural trazendo atividades culturais para nossas crianças, adolescentes e suas famílias. Com a inauguração desse centro cultural e por se tratar do único equipamento cultural há época, despertou o interesse da comunidade local em participar das atividades realizadas dentro do condomínio.
Em 2003 para estarmos mais próximo dos equipamentos sociais oferecidos pelo município de São Bernardo duas casas lares saíram do condomínio das aldeias infantis, para residirem nas comunidades do município. Já em 2008, as demais casas lares também saíram do condomínio das aldeias infantis totalizando cinco casas lares.
Após a saída do Programa de Acolhimento para residir nas comunidades do município de São Bernardo do Campo as atividades realizadas no centro social passaram a atender exclusivamente crianças, adolescentes e suas famílias, moradores do entorno do Centro Social, com atividades de contra turno escolar e Creche, por meio do Programa de Fortalecimento.
Desde a inauguração das Aldeias Infantis SOS – Brasil em São Bernardo do Campo passaram por nossos programas cerca de 5000 crianças, adolescentes e suas famílias.



terça-feira, 23 de abril de 2013

18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários
fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.

Queremos ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na
garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no ECA (Lei Federal 8.069/90) e tendo como lócus privilegiado os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente no âmbito dos estados e municípios.
Lembramos o compromisso de todos os pontos focais, entidades governamentais e ou não governamentais em garantir a participação de crianças e adolescentes em todo o processo de organização e realização das atividades que marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência.
Não podemos nos omitir denuncie 

quinta-feira, 28 de março de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Reforma do Centro Social de São Bernardo do Campo


O Programa de São Bernardo do Campo neste final de semana esteve cheio de eventos e novidades. No sábado, dia 01, a equipe do programa, mães sociais, crianças e a comunidade local estiveram reunidos para inauguração da reforma do Centro Social. Graças a generosidade da Fundação Prada, o espaço sofreu várias intervenções, que para o ano de 2013 proporcionará a ampliação do atendimento da creche. Hoje, participam 58 crianças, a partir do próximo ano serão 83.  


Para descerrar a placa, esteve presente o Sr. Paulo Dela Mata representando a Fundação Prada, Carlos Silva, gestor da Aldeias Infantis SOS de São Bernardo do Campo e Eliane Reis, subgestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil. Durante o evento, algumas palavras ressaltaram a importância da ação e os benefícios para as crianças atendidas. Sr. Paulo e todos os presentes puderam conferir todas as melhorias, entre elas, a troca do piso de todos os ambientes, a ampliação de duas salas com fraudário, adequação de acessibilidade dos banheiros, melhoria das instalações da cozinha e toda pintura interna e externa do prédio. A reforma levou cerca de 6 meses para a finalização.

Fortalecimento Familiar e Comunitário - Fevereiro 2013




No mês de fevereiro iniciamos nossas atividades com as crianças e adolescentes criando um painel onde as mesmas deixaram a sua marca, usamos tinta guache de diversas cores, foi um momento de descontração e divertido , onde puderam  ver suas mãos no painel deixando sua marca  por todo ano. Encerramos o dia com um momento de descontração e integração entre as turmas,  com brinquedos e brincadeiras, onde as crianças e adolescentes puderam pular, dançar e correr.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fortalecimento Familiar e Comunitário

Com este serviço contribuimos para a diminuição do negligencia infantil, facilitando  processos que propiciem o desenvolvimento e a autonomia de famílias e comunidades, na promoção de direitos e proteção de crianças, adolescentes e jovens.

Os serviços são desenvolvidos em 14 Centros Sociais e 40 Centros Comunitários, presentes em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal, com cerca de 8.300 crianças, adolescentes e jovens participantes. 


Este blog tem como objetivo destacar atividades realizadas no Centro Social Herman Gmeiner que esta localizado  na região do  Pós- Balsa, no centro OPIB localizado no Alvarenga e Centro Comunitário Plante Sorriso localizado na Vila São José  em São Bernardo do Campo, regiões onde prestamos atendimentos de Fortalecimento Familiar e Comunitário.
 
Alguns serviços prestados: 

* Proteção e cuidado diário a crianças e adolescentes, enquanto seus pais trabalham; 
* Atenção nutricional; 
* Educação inicial; 
* Atenção psicopedagógica; 
* Orientação para saúde da mulher; 
* Capacitação para geração de emprego e renda; 
* Fortalecimento das lideranças e potencialidades locais; 
* Apoio legal e orientação para cuidado e proteção de seus filhos; 
* Fortalecimento e integração da família.

Todos os serviços se desenvolvem com a participação e articulação da comunidade onde o Programa atua, tendo como parceiros fundamentais as associações de moradores, organizações governamentais e não governamentais.